O que é?

O coração é um músculo que recebe oxigênio e nutrientes através das artérias chamadas coronárias. Essas artérias se subdividem em vários pequenos ramos, como a raiz de uma planta. Com a idade, somada a outros fatores, como genéticos, obesidade, sedentarismo, dietas ricas em gorduras, fumo, etc, pode haver obstrução das coronárias impedindo a passagem das células sanguíneas, reduzindo a oxigenação da área muscular cardíaca que ela irrigava. Com isso, a região “morre”, deixando de se contrair e, assim, diminuindo o bombeamento de sangue.

Quanto mais próximo do início da artéria coronária ocorrer a obstrução, maior o número de ramificações afetadas, consequentemente maior a extensão de músculo cardíaco paralisado e risco de morte.

Vídeo ilustrativo:

Confira abaixo um vídeo ilustrando o infarto do coração. Podemos ver claramente a gordura (representada pela camada amarela dentro das coronárias) se acumulando e obstruindo a passagem do sangue!

Sintomas do Infarto

Com a diminuição do bombeamento de sangue, há falta oxigênio em todo o corpo gerando uma cascata de sintomas.

Dores no peito.

Vítima reclama de dor no peito, como um aperto, peso ou queimação.

Dor no ombro e/ou braço esquerdo.

Em alguns casos, a dor pode se irradiar também para a face esquerda do pescoço, ou ainda para as costas.

Suor frio, enjoo e vomitos.

Sintomas devidos a baixa oxigenação.

Dificuldade para respirar.

Falta de ar

Ansiedade.

Com sensação de morte eminente, é normal que a vítima fique ansiosa.

Pulso irregular.

Devido as áreas paralisadas no coração, impedindo a correta passagem do estímulo elétrico normal para contração muscular, ele não consegue manter a regularidade no bombeamento do sangue.

O que fazer?

Ligue para o serviço de emergência;

Tente acalmar a vítima;

Coloque a vítima deitada, com o tórax elevado (semi-inclinado);

Afrouxe roupas, gravatas e etc;

Verifique os sinais vitais;

Se necessário aplique a R.C.P.