Ergonomia em escritórios

A ergonomia é a ciencia que busca adaptação da interface entre pessoas e objetos, como móveis,ferramentas e outros. No trabalho, a ergonomia considera ainda o contexto psicosocial. Muitas pessoas desconhecem as conseqüências de se trabalhar numa mesa ergonomicamente incorreta, desorganizada e com maus hábitos posturais. A concepção de postura neutra, citada em muitos artigos sobre ergonomia, não basta para a prevenção de desconfortos osteomusculares. As medidas de distância, inclinações, posicionamentos,etc.,são importantes, mas não suficientes isoladamente.

A concepção de postura neutra, citada em muitos artigos sobre ergonomia, não basta para a prevenção de desconfortos osteomusculares. As medidas de distância, inclinações, posicionamentos,etc.,são importantes, mas não suficientes isoladamente. Isto pode refletir em:

Má concentração (erros e retrabalho).

Má produtividade / atritos com chefia.

Alterações da saúde física / dores musculares.

Alterações da saúde mental / estresse.

A solução pode ser bem simples: um pouco de organização e boas praticas durante o trabalho podem eliminar estes desconfortos musculares e suas conseqüências.

Iluminação

Este é um fator relevante para o conforto visual , que pode influenciar na produtividade e qualidade final do trabalho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para diversos tipos de atividades. Seguir esta normatização é apenas o primeiro passo para se ter um ambiente saudável neste sentido. Na sequência deve-se preocupar com a localização dos postos de trabalho em relação às luminárias e janelas. Deve-se ainda estar atento às diferenças entre colaboradores destros e canhotos que ocuparão os postos.

O que diz a NR-17 sobre Iluminação?

17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

17.5.3.1. A iluminaçâo geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

17.5.3.4. A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.

Temperatura ambiente

Por questões hormonais, as mulheres tendem a sentir mais frio do que os homens. Acrescenta-se a isso outros fatores, como a diferença no vestuário utilizado por cada um. É óbvio que um homem trajando calça comprida e camisa de manga (comprida ou não), sentirá menos a temperatura de um ar condicionado, do que uma mulher vestindo saia e uma blusa de alça. Isso gera constantemente desconfortos térmicos para um dos lados. A sugestão é que, nas saídas das tubulações de ar condicionado, exista um mecanismo fácil de abertura e fechamento, facilitando a regulagem da quantidade de ar expelido pelo aparelho. Não havendo esta regulagem, pode-se deslocar o posto de trabalho da mulher o mais distante possível desta saída, ou o do homem para mais próximo.

O que diz a NR-17 sobre o ar ambiente em escritórios?

17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condiçôes de conforto:

a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
b) índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte) e 23°C (vinte e três graus centígrados);
c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Esses sintomas são causados pela obstrução das vias aéreas, que diminuem ou impedem a entrada de ar nos pulmões, dificultando a troca gasosa resultado da respiração.

Organização do posto de trabalho

Devemos organizar nosso espaço de trabalho:

O monitor deve estar centralizado em relação ao teclado.

O espaço destinado às pernas e os pés deve estar livre de objetos, fiações e etc.

Deve haver espaço suficiente para um bom posicionamento e movimentação do teclado / mouse;

A cadeira deve possuir regulagens e acessórios necessários para uma boa postura.

A borda da mesa deve ser arredondada, evitando a compressão do punho.

Manter a superfície da mesa organizada, deixando apenas o material necessário às atividades.

Área de alcance

Objetos de uso constante devem estar posicionados no raio de alcance de suas mãos, sem que necessite inclinar sua coluna para acessá-los (telefone, canetas, bloco de anotações e etc.).

Objetos de uso esporádico devem ficar mais distantes um pouco, ou mesmo em sua gaveta, mantendo a mesa o mais livre possível (grampeadores, CDs, etc).

Cadeiras

O que observar em sua cadeira:

Base: Uma cadeira moderna possui 5 pés de apoio na base, pois a estabilidade é maior do que 4 pés, prevenindo quedas.

Assento: O assento deve possuir o bordo anterior curvado para baixo e controles de altura, de forma que possa ajustá-la mantendo suas coxas paralelas ao chão. A parte posterior da panturrilha (batata da perna) deve ficar afastada do assento no mínimo de 2 ou 3 centímetros. Agindo dessa maneira estará distribuindo o peso do corpo por todo o assento. O ajuste alto demais, tende a comprimir a parte posterior da coxa próximo ao joelho. Baixa demais, a força de compressão tende a se localizar apenas nas nádegas. Ambas as situações geram desconforto e dificultam a circulação sanguínea.

Apoio lombar: Esse deve apoiar a região lombar da coluna. O apoio deve possuir ajuste de altura e inclinação, independente dos ajustes do assento. O apoio lombar bem ajustado, auxilia na sustentação de toda a coluna. Sem esse apoio, essa sustentação é toda realizada pela musculatura da coluna, concentrando todo o peso da parte superior do corpo na ultima vértebra lombar. Sem o apoio e dependendo do tempo que se permanece sentado, a musculatura pode entrar em fadiga, gerando desconforto.

Apoio de braços: O apoio de braços deve possuir ajustes de altura e, nos casos de usuários obesos, pode necessitar de ajustes no sentido lateral. A necessidade de apoio de braço em alguns casos deve ser opcional, pois em determinadas atividades ele pode atrapalhar gerando desconforto. Devemos lembrar que este equipamento é um apoio e não um suporte. Assim, não recomendamos a utilização constante do apoio durante digitação mais prolongada. Mesmo com um bom apoio de braço deve-se realizar pausas ou micropausas.

Mesas

Superfície: deve ter bordas arredondadas. Bordas retas podem gerar compressão aguda na pele nervos e tendões,além de dificultar a microcirculação. A mesa deve ser grande o bastante para o desenvolvimento de suas atividades e bom posicionamento dos equipamentos necessários.

Altura: a maioria das mesas não possui regulagem de altura devido ao seu alto custo. Isso pode ser contornado, elevando-se a altura do assento de sua cadeira. É neste momento que pessoas mais baixas podem necessitar de apoio para os pés. Esse apoio evita que as pernas fiquem penduradas, causando compressão da coxa próximo ao joelho e diminuição da circulação sanguínea nas pernas.

Sob a mesa: o espaço sob a mesa deve estar livre de equipamentos (CPU, fiações, estabilizadores e etc), de forma que possa movimentar sua perna e pés confortavelmente.

Teclados

Os teclados em geral possuem teclas de letras a esquerda e um pequeno teclado numérico a direita. O teclado deve ser centralizado com o monitor de acordo com as suas atividades. Se você digita textos a maior parte do tempo, deve centralizar o teclado considerando apenas as teclas de letras. Este centro geralmente encontra-se entre as teclas “G” e “H“. No caso de utilizar o teclado numérico a maior parte de sua jornada de trabalho, deve posicionar o teclado numérico para sua mão dominante (direita ou esquerda). Outra Opção é a utilização de um mini-teclado numérico independente. Para a digitação no teclado, seja letras ou números, não é necessário e não se deve utilizar força na tecla. Pode-se utilizar ou não, o apoio de braço da cadeira, dependendo do ajuste final de sua cadeira. A mão deve flutuar sobre as teclas, mantendo uma angulação neutra em relação ao punho, como mostram as ilustrações.

Mouses

Existem diferentes tipos e tamanhos de mouses. Estaremos aqui nos referindo ao mais comuns (foto ao lado).Outros tipos estão citados nas dicasSugerimos que aprenda a utilizar o mouse com as duas mãos, revezando-as. O mouse deve ser posicionado ao lado do teclado, de acordo com a mão que for utilizá-lo.

Operando o mouse:

Segure-o e movimente-o suavemente. Algumas atividades utilizam muito mais o mouse do que do teclado, como programas gráficos. Estas pessoas devem posicionar o mouse em frente a mão que for utilizá-lo, mantendo também a angulação neutra, semelhante a do teclado, quanto a dobra do punho.

Importante

Deve segurar o mouse apenas quando realmente for necessário. Muitas pessoas tem o mau hábito de segurá-lo enquanto lêem textos, conversam ao telefone, etc. Utilização com desvios laterais do punho também são contra-indicadas .

Monitores

O monitor deve ser centralizado em frente ao usuário e seguir os seguintes posicionamentos:

Altura: Inicie ajustando a altura do monitor. O bordo superior da tela deve estar na altura, ou um pouco abaixo do nível dos seu olhos, lembrando-se que você deve estar sentado com sua coluna em boa postura. Em terminais tipo “desktop”, onde a caixa do computador(CPU) fica em baixo do monitor, geralmente não há grandes problemas neste ajuste. No caso da CPU ser tipo “torrinha”, pode ser necessário a utilização de um suporte que eleve o monitor.

Distância: comece utilizando seus braços estendidos como medida, e vá ajustando a distância de acordo com seu foco visual. Se de forma alguma conseguir focalizar bem os caracteres da tela, deve procurar um oftalmologista.

Inclinação : A inclinação do monitor deve seguir sua postura na cadeira. Esta movimentação é útil também para minimizar reflexos na tela.

Limpeza: limpe a tela do monitor no mínimo 1 vez por semana, mesmo que lhe pareça limpa.

Impressoras

O posicionamento da impressora na estação de trabalho torna-se muitas vezes um grande problema. Considerando que ao enviarmos um documento para impressão, ele foi revisado, não há necessidade que ela fique em nosso campo visual direto. Desta forma ela pode ser alocada em outra superfície que não a de sua mesa. O custo de um cabo de extensão para impressora é muito menor do que uma nova estação de trabalho.

Libera espaço na estação de trabalho.

Reduz o custo da aquisição e manutenção de impressoras.

Aparelhos de Telefone

Este é um equipamento primordial para muitas atividades hoje. A todo momento estamos recebendo ligações,independente de nossa função. Assim deve posicioná-lo próximo ao terminal do computador, em local em que não necessite fazer grandes malabarismos para acessá-lo. Ele deve ficar no raio de alcance de suas mãos, sem que precise desencostar de sua cadeira para pega-lo. Se o número de ligações que recebe ou realiza no dia for muito grande, ou se necessita trabalhar no computador enquanto fala ao telefone constantemente, fica a sugestão de utilizar um “headset“. A constante utilização fixando o aparelho com a cabeça (foto), pode gerar desconfortos na região do pescoço.

Laptops (Notebooks)

Equipamentos portáteis como os “lap tops” são feitos para utilização por curto período de tempo como palestras e apresentações. Algumas vezes porém, nos vemos obrigados a estender este tempo. Utilizar um “laptop” de forma “ergonomicamente” correta é algo complicado. Quando a tela está numa altura adequada, o teclado não está, e vice-versa. Daremos aqui algumas sugestões sobre como utilizar este equipamento compacto, de forma a prevenir desconfortos musculares.

Dicas para o melhor uso dos laptops de uso contínuo:

Apoio para Laptop

Procure adquirir também um apoio que mantenha o laptop inclinado, elevando a tela a altura de seus olhos;

Posição neutra

Posicione-se procurando manter a postura apropriada (postura neutra).

Distância ideal

Procure manter o laptop a uma distância confortável e utilize um teclado e mouses externos;

Monitor Externo

Havendo um monitor normal disponível, acople-o ao laptop, passando a utilizá-lo como um desktop comum.

Orientações gerais

Uma vez posicionado, deverá seguir as mesmas orientações para o uso de desktops disponibilizadas neste site, inclusive e importantíssimo, a realização de micro pausas.

Apoios de punho

Existem no mercado os mais variados apoios de punho para teclados e/ou mouse. Independente do modelo (seja rígido, com silicone gel, etc), estará ocorrendo compressão dos tendões e microcirculação local. Estes acessórios apenas deslocam o ponto de apoio um pouco mais para trás. Obviamente, que o suporte em gel, distribui melhor esta compressão. Porém a compressão por tempo prolongado irá gerar desconforto da mesma forma. Mais uma vez, indicamos a realização de pausas e/ou micropausas preventivas.

Se não estiver efetivamente utilizando o equipamento, tire suas mãos do teclado e do mouse. Algumas pessoas tem o vício de ficar em posição de digitação e utilização do mouse enquanto leem, conversam, etc.

Prevenção e cuidados

Nosso corpo foi feito para movimentar-se. Nos movimentamos até dormindo. Isto evita a compressão e diminuição da circulação sanguínea num único local, por tempo prolongado. Pacientes incapazes de fazê-lo (ex: derrame) são movimentados a cada 2 horas pelas enfermeiras nos hospitais, sob pena de formar feridas por falta de circulação na região de apoio do corpo na cama. Você já deve ter ouvido ou lido sobre a “síndrome da classe econômica”. Patologia que pode ocorrer em passageiros de vôos de longa distância, por permanecerem muito tempo com as pernas dobradas, devido ao pouco espaço existente entre as poltronas da classe econômica. Há dificuldade na circulação da perna podendo levar a formação de coágulo. Quando a pessoa levanta-se, este coágulo é liberado podendo obstruir a chegada de sangue em órgãos vitais.

A despeito disso, temos nos tornado mais sedentários dia a dia. No passado, para alimentarmo-nos, tinhamos que ir a caça. Hoje basta abrirmos a geladeira ou no máximo, irmos ao supermercado. De carro , é ógico. Mas estão cuidando deste problema…já é possível fazer compras de supermercado pela internet e receber as compras em casa. Você vai “deixar de caminhar” no supermercado. Quantas vezes levanta-se para trocar o canal da TV ? Quantas pessoas ainda usam manivela para movimentar o vidro do carro? Você mesmo lembrará inúmeros outros exemplos, enquanto olha seu filho jogando “video game” ou “games on line na internet”. Aliás, mais uma pergunta, quantas vezes o viu correndo pela rua, jogando uma “pelada”, etc. Sim, hoje em dia é perigoso mesmo! Todavia, pode colocá-lo em alguma atividade esportiva em seu clube, urgente. As próximas gerações terão muitos problemas no futuro se nada for feito hoje.

Não há necessidade de exercitar-se demais!

O excesso pode ser prejudicial também. Procure orientação com um profissional de educação física. Se deseja participar de competições orientamos procurar se possível um treinador pessoal.

Por nossa evolução natural, teremos problemas osteomusculares mais cedo ou mais tarde, devido ao envelhecimento. Se você pretende deixar que isto ocorra mais tarde, deve tomar atitudes preventivas agora. O grande gerador de doenças nos dias de hoje é o sedentarismo, seguido do sobrepeso consequente. Estes 2 fatores, preveníveis, estão presentes em doenças osteo musculares, cardiovasculares, neurológicas e muitas outras. Tendo um corpo hígido, poderá exercer qualquer função sem problemas.