O que é?

É a aplicação de técnicas utilizadas ao dirigir veículos para evitar acidentes, antecipando-se a atos inseguros próprios e principalmente de terceiros. Agrega também o manejo correto do veículo em condições adversas de tempo e terrenos irregulares. Dirigir um veículo mostra-se algo complicado à princípio mas, depois de algum tempo, torna-se um ato automático que realizamos sem necessidade de pensar sobre o momento de trocar a marcha e etc. Ao mesmo tempo em que adquirimos autoconfiança na direção, tornamo-nos mais negligentes sobre alguns aspectos, adquirindo maus hábitos. São esses maus hábitos e de terceiros, a que devemos nos atentar no aprendizado de direção defensiva. Lembre-se que os veículos em trânsito não são apenas obstáculos a serem ultrapassados. Existem vidas humanas extremamente frágeis dentro deles e ao provocar um acidente por imperícia, imprudência e/ou negligência, responderá judicialmente por isso.

O veículo

Conheça o veículo antes de sair:

Saiba onde estão os comandos do pisca-alerta, faróis, limpador de para-brisa, buzina, luz de alerta, triângulo de emergência, estepe, macaco e etc.

Manutenção:

Verifique a documentação sua e do carro; inspecione as condições do veículo (pneus, água e óleo); caso tenha cargas a transportar, verifique a distribuição e amarração; verifique o combustível; faça revisões regulares ou a cada 10.000 Km; troque os pneus sempre que o desgaste atingir a marca de segurança.

Verificar no mínimo semanalmente:

Calibração dos pneus; fluído de freio; nível do óleo; nível da água do radiador; nível da água do limpador de para-brisas.

Atos seguros

Não utilizar celular enquanto estiver dirigindo – mesmo parado no semáforo;

Antecipar-se sobre as condições gerais do caminho ao invés de focar somente ao que está logo a frente;

Prestar sempre atenção nos pedestres, ciclistas e etc;

Utilizar a visão periférica, retrovisores e espelhos para ver tudo o que ocorre ao redor do veículo;

Ter sempre em mente um “plano de fuga” (desvio) na mente para o caso de acidentes;

Iluminar o veículo em túneis, sob chuva e etc;

Realizar pausas de descanso a cada 2 horas em viagens longas;

Reduzir a velocidade em áreas desconhecidas;

Havendo problemas com o carro na estrada, estacionar no acostamento o mais longe possível da pista. Retirar todos os passageiros do carro e colocá-los em lugar seguro. Posicionar o triângulo de sinalização antes de pedir ajuda;

Manter as crianças no banco traseiro sob cinto de segurança e/ou cadeiras apropriadas;

Não responder a buzinas e gestos obscenos;

Acrescente alguns minutos a mais em sua previsão de tempo de trajeto. Poderá utilizá-los caso tenha um pneu furado ou encontre um congestionamento. Com folga não precisará correr para chegar na hora e evitará estresse.

Atos inseguros

Dirigir em alta velocidade (acima do limite);

Não utilizar cinto de segurança;

Dirigir alcoolizado;

Transitar com pessoas na caçamba para carga;

Dirigir segurando objetos (alimentos, celulares, batons, escovas de cabelo e etc.);

Transitar com excesso de pessoas no carro;

Colar na traseira do veículo a frente, apressando-o, forçando ultrapassagem;

Ofender verbalmente, gesticular obscenamente;

Não respeitar distância segura entre veículos, “costurar” o trânsito;

Não respeitar sinais de trânsito, semáforos e etc;

Utilizar a buzina agressivamente;

Andar pelo acostamento.

Fatores humanos

Segundo a literatura, 90% dos acidentes são causados por falhas humanas e/ou atos inseguros.

Fatores humanos geradores de risco:

Estresse e gestos agressivos;
Alterações da visão, audição, restrições da mobilidade corporal;
Consumo de álcool, drogas e medicamentos com efeitos no sistema de vigília;
Distração;
Cansaço, sonolência;
Desrespeito às leis de trânsito;

Evitando colisões

Mesmo que alguns acidentes sejam imprevisíveis, é possível tomarmos algumas medidas para evitá-los. Conheça abaixo os tipos de colisão e o que é possível fazermos para nos proteger.

Colisão traseira:

Para evitar que você colida com o carro à frente, mantenha distância segura do veículo à frente e não distraia-se com celularess e etc. Para evitar que os carros de trás colidam com você, acompanhe-os sempre pelos espelhos, facilite a ultrapassagem e nunca freie bruscamente (exceto em emergências).

Colisão frontal:

Este tipo de acidente pode ser fatal mesmo a 30 Km/h!

O uso de cinto de segurança nestes casos aumenta enormemente as chances de sobrevivência e transitar com faróis baixos reduz em 90% a chance desse tipo de acidente.

Choque lateral:

Em cruzamentos com semáforos, acidentes tendem a ocorrer 3 segundos após a mudança das luzes. Preste atenção e dê seta se for realizar conversão. Ao se aproximar de um semáforo que está verde há algum tempo, esteja preparado para frear e, ao abrir o semáforo, não atravesse o cruzamento sem verificar que os veículos no outro sentido realmente pararam.

Freando

Uma das formas de verificar esta distância, é a metodologia de contar o “milhão”. Quando o veículo à sua frente passar por um obstáculo fixo, comece a contar: “um milhão e um, um milhão e dois”. Se você passou pelo mesmo objeto fixo antes do “dois” significa que está muito próximo e deve aumentar a distância.

A parada do veículo depende de 3 fatores:

Tempo de percepção;

Tempo de reação;

Distância de frenagem (depende das condições do piso).

Em condições normais, o tempo de percepção é de 1 segundo e de reação 3/4 de segundo.

Ultrapassagens

Ultrapassando:

Tenha certeza que a pista está livre para ultrapassagem;

Tenha certeza que o motorista do veículo à frente o viu;

Sinalize que pretende realizar a ultrapassagem;

Verifique antes, se não há um veículo atrás de você sinalizando que vai ultrapassá-lo.

Sendo ultrapassado:

Utilize os retrovisores para atentar as manobras do motorista que pretende ultrapassá-lo;

Facilite a ultrapassagem.

Em ambos os casos, atenção ao retrovisor e cuidado com a “zona cega” do retrovisor! Existe uma área onde os retrovisores não captam imagens e está fora do alcance de visão do motorista. Esta área é chamada de zona cega. Antes de mudar de pista ou fazer uma curva, utilize sua visão periférica rodando um pouco a cabeça, e verifique se não há um veículo ultrapassando-o.

Respeite as faixas de segurança

Atente-se às faixas na rua, conforme explicado abaixo.

Intermitente central

Ultrapassagem livre para ambos os sentidos

Intermitente e contínua.

Livre para a pista intermitente, Proibida para o lado contínuo.

Contínua dupla

Proibida para ambos os lados.

Me envolvi em um acidente. E agora?

A primeira atitude a ser tomada, é perguntar ao outro envolvido se ele, ou e se tiver passageiros, estão bem, se há alguém ferido. Não havendo feridos, verifique o estado emocional dos envolvidos, principalmente de crianças e, somente depois, preocupe-se em verificar os estragos em seu veículo e conversar calmamente com o condutor do(s) outro(s) veículo(s). Hoje em dia, a maioria dos carros possui seguro. Então, primeiro as pessoas.

Procure sinalizar o local do acidente de alguma forma, evitando novos envolvidos. Não havendo vítimas e houver condições, retire os veículos da pista. Não adianta chamar a polícia para acidentes sem vítimas. Você e o outro condutor deverão comparecer à delegacia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência. Havendo vítimas, não movimente os veículos. Chame o SAMU (192), ou o Resgate (193) em acidentes mais graves e por fim avise a Polícia (190).

Discussões calorosas sobre quem é o culpado não devem ocorrer! Poderá envolver-se em agressões físicas inclusive por armas de fogo. Quando o local estiver seguro e as vítimas forem atendidas, é hora do responsável pelo acidente acionar sua seguradora e receber as orientações, informando-a se precisará de guincho e etc. Havendo discórdia sobre a responsabilidade, ou nenhuma das partes possuir seguro, se os veículos estiverem em condições de rodar deverão ir à delegacia para fazer o B.O. e depois discutirem na Justiça.

Caso nenhum dos motoristas possua seguro e um ou os dois veículos não puderem rodar, liguem na Polícia ou no 156 para solicitar guincho da Ciretran, que levará os veículos para o Pátio Municipal (haverá custo).