Telefones

Um telefone é a melhor caixa de primeiros socorros que existe. Tenha sempre registrado – ou em mente – os números do pronto socorro, do resgate e etc. Os números abaixo são os mesmos em todos os lugares do Brasil:

190: Polícia Militar.

191: Polícia Rodoviária Federal.

192: Socorro (ambulâncias).

193: Corpo de Bombeiros.

Kits de Primeiros Socorros

Há sempre dúvida sobre o que deve conter um kit de primeiros socorros mas, na verdade, ele deve ser personalizado de acordo com cada situação. Deve-se primeiro analisar o ambiente a que se destina, detectando os riscos e tipos de acidentes que podem ocorrer para, então, montar um kit eficiente. No entanto, há algo que eles nunca devem conter: remédios. Os remédios possuem data de validade e, em situações de socorro, em que existe grande agitação e ansiedade, é fácil esquecer de verificar essa informação, o que pode levar a vítima a ingerir medicamentos vencidos e piorar a situação.

Confira abaixo exemplos de Kits de Primeiros Socorros por situação:

Ambiente Doméstico:

Ao preparar um kit de primeiros socorros para esse tipo de ambiente, temos que lembrar, por exemplo, que os acidentes mais comuns são cortes e queimaduras. Desta forma, a caixa deve conter gazes, esparadrapos e antissépticos.

Construção Civil:

Nesse caso, podem existir cortes, lacerações, corpo estranho no olhoquedas com entorses e fraturas, por exemplo. Dessa forma, o kit deve conter gazes, esparadrapos, antissépticos, talas para braços e pernas, colar cervical, faixas de crepe, colírio, soro fisiológico, uma maca de transporte, entre outros. Fundamental também é ter alguém com treinamento para utilizar os materiais.

Kit de Resgate

Existem no mercado alguns kits que auxiliam muito no atendimento de uma emergência, como o representado na foto. Esse tipo de kit é indicado para empresas e locais com grande circulação de pessoas, pois possuem uma grande variedade de itens de socorro e, assim, conseguem atender a diferentes necessidades.