O que são?

Hemorragias são definidas pela vazão de sangue para dentro do corpo (hemorragias internas) ou para fora do corpo (hemorragias externas). A gravidade de uma hemorragia é dada pela quantidade e velocidade da perda de sangue. Nessa página, falaremos também de uma velha conhecida, a hemorragia nasal.

Hemorragias Internas

É o extravasamento de sangue para o interior do corpo. Geralmente é precedida de história de trauma no abdômen ou tórax, como socos, contusão do tórax no volante em acidente de carro e etc. Uma contusão ou fratura de costela pode lesar uma artéria do pulmão causando hemorragia pulmonar, por exemplo. No abdômen, uma compressão externa por um dos motivos acima citados, pode romper o baço, fígado, rins ou intestino fazendo-os sangrar internamente. Pode ainda haver “explosão” de órgãos ocos como o estômago, intestinos e bexiga. Os sinais mais comuns de hemorragia interna são:

Aumento dos batimentos cardíacos.

Torpor (sensação de pré-desmaio).

Grande sede.

Rosto pálido.

A causa do aumento dos batimentos cardíacos é uma tentativa do coração para manter a pressão sanguínea em todo o corpo. A sede, por sua vez, é reflexo da perda de volume de sangue. O torpor ocorre justamente devido à falta de sangue no cérebro, causando a sensação de fraqueza e, consequentemente, a palidez no rosto. Confira alguns cuidados que podem ser tomados ao socorrer uma vítima de hemorragia interna:

Peça ajuda urgente.

Procure tratamento profissional.

Deite a vítima e eleve suas pernas.

O sangue das pernas drenam, pela Lei da gravidade , para a cabeça que está mais baixa e podemos assim, evitar o desmaio.

Monitore os sinais vitais.

Se necessário, aplique a RCP.

Não dê nada para a vítima inconsciente ingerir.

Se ela ficar inconsciente, pode vomitar e asfixiar-se.

Combata a sede.

Molhe um lenço e apenas umidifique a língua.

Não retire objetos incrustados.

Removê-los pode piorar o sangramento.

Hemorragias Externas

Hemorragia externa é aquela que ocorre para fora do corpo, causada por um simples e superficial arranhão ou uma ferida mais profunda, podendo chegar até a musculatura.

Deite a vítima e eleve suas pernas.

Isso diminui a possibilidade do cérebro ficar sem sangue e consequentemente, oxigenação, que causaria lesões cerebrais irreversíveis em poucos minutos, além do desmaio.

Não retire objetos incrustados.

Objetos penetrantes no corpo podem estar atravessando um importante vaso sanguíneo e, ao retirá-los, pode-se provocar uma hemorragia interna. Podemos fazer uma analogia com um pneu de carro com prego. Enquanto o prego está no lugar, o pneu esvazia devagar. No entanto, ao retirá-lo do furo o ar vaza rapidamente.

Proteja-se de contato com o sangue.

A vítima pode ser portadora de doenças transmitidas pelo sangue, como hepatites, HIV e etc. Se você não tiver nenhum ferimento aberto, a chance de contaminar-se é pequena – mas aumenta um pouco se tiver contato com mucosas, como a parte interna de seu nariz, olho e/ou boca. Portanto, se possível, utilize um saco plastico ou mesmo uma luva para evitar o contato, diminuindo a chance de contaminação. Em caso de contato, basta lavar sua pele com água e sabão.

Cubra o ferimento com pano limpo.

Cobrir o ferimento protege-o de contaminações por sujeiras, bactérias oportunistas, moscas e outros insetos.

Comprima firmemente o local.

Curativos compressivos auxiliam no estancamento de sangramentos.

Mantenha o ferimento acima do nível do coração.

O ato de manter os ferimentos acima do nível do coração, auxilia na redução do sangramento pela própria gravidade, mantendo um maior volume de sangue para os órgãos vitais: cérebro, rins, pulmão e coração.

Peça ajuda médica.

Você está prestando apenas os primeiros socorros, procurando manter estáveis os sinais vitais: batimentos cardíacos e respiração. Estamos ganhando tempo até que o socorro chegue!

Uma vez prestados os primeiros socorros de forma eficiente, a vítima terá maior tempo para aguardar socorro especializado e equipado. Nunca devemos esquecer da importância de pedir ajuda profissional. Embora o socorro seja fundamental, serão os socorristas que darão continuidade ao tratamento e à recuperação total.

Hemorragias Nasais

Algumas pessoas costumam apresentar sangramentos nasais espontâneos principalmente no verão e em períodos de estiagem. Além disso, picos de hipertensão (pressão alta) e traumas de crânio podem causar esse tipo de hemorragia. Dessa forma, pessoas com história de hipertensão ou de traumatismos cranianos devem ser encaminhadas ao pronto socorro para avaliação médica. Confira abaixo algumas informações importantes que podem nos ajudar no combate:

Para estancar hemorragias nasal simples

Faça compressão.

Para estancar este tipo de hemorragia basta fazer 5 minutos de compressão do lado que está sangrando.

Espere para limpar o nariz.

Não tente “limpar” o nariz logo após estancar a hemorragia, pois pode-se retirar o coágulo sem querer, e voltar a sangrar.