Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ............................................................    ...Contato@drsergio.com.br
Atividade Física
Benefícios
Na terceira idade
Na Obesidade
Na Hipertensão
Na Adolescência
Na Gestação
Die

MUSCULAÇÃO : na Hipertensão

A atividade física praticada regularmente faz com que a pressão arterial seja reduzida em aproximadamente 6 a 10 mmHg agindo preventivamente em pessoas com predisposição à hipertensão.
O exercício físico estimula um aumento da rede de capilares sanguíneos (pequenos vasos que transportam o sangue) nos músculos, facilitando a difusão (distribuição) do sangue pelo corpo.
Isto diminui a pressão como um todo. Acrescenta-se a isso outro benefício, que é a redução da gordura corporal, com conseqüente diminuição do nível de colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL).
Indivíduos hipertensos aerobicamente aptos, isto é, aqueles que praticam caminhadas ou corridas por mais de 10 minutos contínuos, demonstram uma taxa de mortalidade 60% mais baixa que indivíduos normotensos (pressão arterial normal) sedentários.

Obesidade, vida sedentária, estresse e ingestão excessiva de álcool ou sal na alimentação podem ter um papel importante em pessoas predispostas à hipertensão arterial. O estresse tende a fazer com que a pressão aumente temporariamente, voltando aos valores normais assim que cessam os fatores de tensão. O álcool tende a causar dificuldade na circulação sanguínea, aumentando a resistência das arteriais elevando a pressão e dificultando o tratamento.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para problemas cardíacos e também aumenta a probabilidade de doenças renais, derrames e aneurismas. Portanto, a pratica regular de atividade física é benéfica e de grande importância para aqueles que possuem esta doença. Obviamente, a combinação de dieta, atividade física , perda de peso e terapias farmacológicas reduzem muito o risco de complicações na saúde dos hipertensos. Isto acaba por proporcionar uma melhor qualidade de vida à estas pessoas.
Consultoria:

Prof. Fábio A. Brito e Bucheroni