Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ............................................................    ...Contato@drsergio.com.br
Atividade Física
Benefícios
Na terceira idade
Na Obesidade
Na Hipertensão
Na Adolescência
Na Gestação
Die


MUSCULAÇÃO : na Gestação

A atividade física durante a gestação, é importante para se obter um condicionamento orgânico melhor e mais apropriado proporcionando melhora da
qualidade de vida da gestante.

É interessante ressaltar, que os exercícios físicos tem por objetivo melhorar a saúde física e mental diminuindo as intercorrências médicas. Salienta-se que não se deve objetivar o condicionamento físico exaustivo para as gestantes, pois o excesso pode ser prejudicial à ela e ao feto.
Ainda hoje muitos afirmam que é perigoso a pratica de exercícios físicos nos três primeiros meses da gestação, mas já se sabe que os exercícios não têm influencia no índice de abortamentos espontâneos.
As atividades físicas mais realizadas pelas gestantes são a caminhada, a hidroginástica, a ginástica localizada sem impacto e a musculação.
É importante neste momento, que a gestante procure uma orientação de um Profissional de Educação Física para a prescrição e planejamento do treinamento físico. O volume e a intensidade deste treinamento devem ser medidos e calculados de acordo com as capacidades físicas de cada uma delas, respeitando-se paulatinamente o aumento do volume abdominal.
Importante salientar também, que não se deve utilizar prescrições de atividade física como uma “receita de bolo”, e sim buscar a orientação e acompanhamento de um profissional da área.
Durante toda a gestação é imprescindível a pratica de atividade física e acompanhamento médico pré-natal. A gestante deve ter sempre em mente que sua saúde passa por um momento especial e mantê-la, é primordial para a manutenção do bem-estar do feto.

Benefícios da atividade física para as gestantes:
Melhora da força e resistência muscular
Melhora da coordenação motora
Melhora do equilíbrio corporal
Melhora da auto-estima
Melhora da estética corporal evitando o excesso de peso
Melhora da postura por fortalecimento da musculatura e articulações, aliviando, portanto, as dores músculo-articulares.
Melhora do sono
Melhora da respiração, principalmente durante o parto.
Consultoria:

Prof. Fábio A. Brito e Bucheroni
Cref: 015451-G/SP
Contato: (19) 9137.0159
fabiobucheroni@ig.com.br



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