Ergos = Trabalho / Nomos = Leis.

Confira abaixo algumas das muitas definições de ergonomia:

Jouvencel (1961):

Aplicação conjunta de algumas ciências biológicas para assegurar entre o homem e o trabalho uma mútua e ótima adaptação, com a finalidade de incrementar o rendimento do trabalhador e contribuir para o seu bem-estar.

Wisner (1972):

Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia.

Ergonomics Research Society:

Estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento.

IV Cong. Internacional de Ergonomia (1989):

Estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a constituição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação do homem aos meios tecnológicos e aos ambientes de trabalho e de vida.

ABERGO (1998):

Disciplina científica que trata da compreensão das interações entre os seres humanos a outros elementos de um sistema e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visam otimizar o bem estar humano e a performance global dos sistemas. A ergonomia visa adequar sistemas de trabalho às características das pessoas que nele operam. Nos projetos de sistemas de produção a ergonomia faz convergir os aspectos de segurança, desempenho e de qualidade de vida, através de sua metodologia específica, a análise ergonômica do trabalho.

Primórdios

Durante nossa evolução, tivemos milhares de anos para nos desenvolvermos e, gradativamente, nos adaptarmos às mudanças necessárias para a nossa sobrevivência. Mas, neste último século, as mudanças foram e continuam sendo muito rápidas – o que às vezes impede a adaptação do nosso corpo às novas exigências. Ao passo em que crescem essas exigências, temos nos tornado cada vez mais sedentários, fator de risco para diversas doenças.

Trabalho tra.ba.lhomasculino (português), travail (francês).
Origem do latim: Tripallium (instrumento de tortura destinado a domesticar seres humanos para o trabalho).

Durante a história:

Na Grécia e Roma Antiga: O trabalho era reservado aos escravos.
Para os Hebreus: Trabalho visto de forma menos indigna – missão sagrada para a expiação do pecado original.
No Renascimento: Houve valorização do trabalho paralelamente à valorização da vida terrena, material.
Na Reforma Protestante: Valorização do trabalho e a obtenção de resultados materiais.

Escolas da Ergonomia

No princípio, existiam duas escolas de ergonomia distintas: a americana e a européia, cujas diferenças estão colocadas no quadro abaixo. Hoje, no entanto, com a globalização e a proximidade cada vez maior entre diferentes pensamentos, as diferenças praticamente não existem, pois ambos os focos são importantes.

Escola Européia

(Ergonomia da atividade)

É a escola que possui o foco nas atividades do operador e na organização do trabalho. Verifica o correto entendimento da tarefa, as possibilidade de resolução de problemas e o poder de decisão – tudo isso para garantir uma realização mais eficiente do trabalho como um todo. A escola Européia realiza seus estudos e observações sobre o trabalho em condições reais e tem a avaliação executada pelo próprio operador.

Escola Americana

(Ergonomia do fator humano)

É a escola que possui o foco na interface entre o homem e a máquina de trabalho (Biomecânica). Preocupa-se com anatomia, antropometria, métricas fisiológicas e sensoriais, dimensionando a estação de trabalho e facilitando a interação do homem com as máquinas. A escola Americana realiza simulações em laboratórios (medidas de alcances, esforços, discriminação visual, rapidez de resposta e etc) e tem a avaliação feita por pesquisadores.

Taylor e Ford

Frederick Winslow Taylor iniciou sua carreira como técnico em mecânica e operário. Depois, formou-se engenheiro mecânico e escreveu o livro “Os Princípios da Administração Científica“, publicado em 1911. É considerado “o pai” da Administração Científica por propor a utilização de métodos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

Henry Ford , empresário americano, revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem. Ele seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. De um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. De fato, Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.

Princípios de Taylor:

Análise racional e instituição da técnica correta de trabalho, análise técnica do engenheiro industrial, adaptação do homem ao trabalho, pagamento diferenciado por produção.

Princípios de Ford:

Organização do trabalho em linhas de montagem, rítimo determinado pela velocidade da esteira, posto de trabalho fixo, produção em grandes volumes.

Ao mesmo tempo, com a produtividade crescente, houve o barateamento de bens de salário, de modo que o padrão de vida da classe operária industrial melhorou significativamente, apesar do aumento da exploração da força de trabalho. Os níveis crescentes de consumo social – garantidos através de mecanismos institucionais, como a sindicalização e a negociação coletiva legalizada -, por sua vez, promoveram um certo equilíbrio entre o setor de bens de produção e o setor de bens de consumo durante a época de ouro do fordismo, entre 1945 e o fim da década de 1960 (Fonte: Wikipedia).

Linha do Tempo

Veja abaixo os grandes acontecimentos que marcaram a história da ergonomia em ordem cronológica.

1698

Thomas Newcomen, inventa a 1ª máquina à vapor.

1765

James Watt, cria melhorias e indicações de uso da máquina à vapor.

1814

Surge a locomotiva à vapor, que veio facilitou o escoamento da produção.

1939

Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção em massa de aviões, tanques e outros veículos com “cabines apertadas”, mostraram a necessidade de se considerar a diversidade humana.

1948

Após a Guerra, a NASA começa a desenvolver a cápsula espacial norte-americana . Para isso, fez um extenso estudo antropométrico da população americana . Nasce assim, o conceito da ergonomia moderna.

12 de Julho de 1949

Reunião de cientistas propõe o nome Ergonomia (ergo – trabalho), (nomia – leis).