Cancro Duro - Sífilis

Sifilis é uma doença infecciosa de evolução crônica (lenta) tendo como agente causador o Treponema pallidum. As manifestações clínicas da sífilis dispõem-se em fases distintas podendo iniciar-se de 2 a 3 meses após a relação.

Sífilis primária
Inicia-se com a formação de uma úlcera (cancro) geralmente única, com a base endurecida, lisa, brilhante, contendo um pouco de secreção. Esta ulcera ocorre no local em que houve o contato e penetração, podendo ocorrer no pênis, na vagina (interna ou externamente) , podendo ainda ser encontrada nos lábios , interior da boca, dedos ou qualquer parte do corpo que tenha entrado em contato com a ferida do parceiro contaminado.
IMPORTANTE: esta úlcera tende a cicatrizar-se sozinha em 3 a 5 semanas levando a pessoa a crer que “sarou”. Desta forma ela deixa de procurar tratamento médico, evoluindo para a segunda fase da sífilis.

Sífilis secundária
Com a falta de tratamento a pessoa começa a apesentar mal estar e feridas na pele dos braços, tórax e abdomem que também tendem a desaparecer espontaneamente em poucos dias ou semanas, o que leva algumas pessoas a continuarem sem tratamento médico, evoluindo para a fase mais perigosa desta doença : a sífilis terciária

Sífilis terciária
Com o passar dos anos sem tratamento lesões mais graves começam a surgir também em órgãos internos como coração, rins, artérias e cérebro resultando por fim a morte por falência dos órgãos.

A transmissão se dá pelo contato sexual, em qualquer de suas formas.

Complicações do tratamento tardio

na mulher : em grande a mulher não apresenta sintomas e não vê a úlcera por estar dentro da vagina, exceto na região anal,

no homem : incomodo pela presença da úlcera,

no recem-nascido: lesões graves no cérebro, coração e rins,

em homossexuais: as já citadas anteriormente, podendo a úlcera estar localizada na região do ânus em homosexuais masculinos.

O tratamento é realizado com o uso de antibióticos que conseguem realmente curar a vítima e evitar graves complicações quando utilizado no início da doença.

Diminuir o número de parceiros, higiene antes e após o sexo.
O uso do preservativo oferece alguma proteção.