Dr. Sergio Carvalho e Silva ...CRM SP 61235......................................... Saúde Ocupacional ............................................................    ...Contato@drsergio.com.br
PRIMEIROS SOCORROS  |  ERGONOMIA  |  AIDS/DSTs  |  DIREÇÃO DEFENSIVA  |  NUTRIÇÃO  |  ATIVIDADE FÍSICA  
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL | SOFTWARES SEGURANÇA E SAÚDE
Alimentação Saudável
Pirâmide Alimentar
Dietas especiais
Ácido úrico
Colesterol
Diabetes
Hipertensão
Obesidade
Triglicérides



Bem Vindo !!!
Nestas páginas, você irá encontrar sugestões nutricionais e uma dieta específica para cada tipo de dístúrbio nutricional.

Lembre-se que estas recomendações e as dietas não substituem sua consulta com um médico, elas apenas complementam o tratamento!


A Pirâmide alimentar
Será que para se ter uma alimentação saudável é preciso se alimentar exclusivamente de vegetais, grãos e frutas? Claro que não. O segredo de uma alimentação balanceada e conseqüentemente saudável é o equilíbrio.
Uma combinação de todos os alimentos, uns em quantidades menores e outros em quantidades maiores, é a receita de uma alimentação ideal.
Pirâmide Alimentar
(primeira versão)

Foi com a finalidade de orientar pessoas a respeito de uma alimentação saudável que a Pirâmide Alimentar foi criada, em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Em vigor há uma década, a Pirâmide Alimentar tradicional tem sua base constituída por carboidratos como pães, macarrão, arroz. Seguida no andar de cima por frutas, legumes e verduras. Depois, já no consumo restrito, encontram-se os laticínios (leite, iogurte e queijos) e ao seu lado, o grupo das carnes, frango, peixes, ovos e feijão. No topo da pirâmide, e significando consumo moderado, estão as gorduras e os açúcares.

Embora a Pirâmide tenha se tornado um ícone da Nutrição na década passada, até recentemente nenhum estudo avaliou a saúde das pessoas que adotaram suas recomendações e diretrizes. Uma série de motivos levou o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard elaborar uma nova Pirâmide, esta com a base constituída por exercícios físicos e o controle de peso. Depois os carboidratos integrais (pães e arroz integrais) juntamente com óleos vegetais. Logo acima, estão as verduras, os legumes e as frutas. Depois, estão as castanhas, o amendoim e as leguminosas (feijão, ervilha e grão de bico). Em seguida, estão peixes, frango e ovos. No topo da pirâmide encontram-se os laticínios ou suplementos de cálcio, e por último, arroz branco, pães brancos, batata, macarrão e doces, além da carne vermelha e a manteiga.

A nova Pirâmide Alimentar
As duas pirâmides se assemelham quanto a posição das verduras, legumes e frutas, que devem ser consumidos com entusiasmo e traz uma nova base, constituída por exercícios físicos e controle de peso, cujos benefícios são incontestáveis.
Para que serve e como utilizar a Pirâmide Alimentar ?
Quando se fala em qualidade de vida é fácil se lembrar de fatores como: praticar exercícios físicos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e o essencial: bons hábitos alimentares. Uma dieta equilibrada é parte fundamental para uma vida saudável.
É por isso que a Pirâmide Alimentar foi criada, para explicar, de forma ilustrativa e de um jeito fácil, a importância de cada alimento, separando-os em grupos e mostrando as quantidades ideais de consumo de cada um deles.

A Nova Pirâmide é constituída por 6 níveis formados pelos grupos de alimentos, além da base que é constituída por exercícios físicos e controle de peso. Quanto maior o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide, maior é a quantidade que este deve ser consumido.


Dicas:
Consultoria:
Thais Rodrigues Frison
Nutricionista - CRN 16492/P
Veja também em nosso site !
Produçao de alimentos e embalagens afins
Portaria CVS-6/99, de 10/3/99 publicada em 12/03/99 no D.O.E.S.P.
ERGONOMIA
Seu corpo no trabalho.

ANÁLISE ERGONÔMICA
Checklists, softwares,etc

PRIMEIROS
SOCORROS
Tudo o que precisa saber !

ATIVIDADE FÍSICA
Quebrando o sedentarismo

EPI
Equipamento de proteção individual

NR 10
Segurança em atividades elétricas

PCDs
Pessoas Com Deficiências

DST
Doenças Sexualmente Transmissíveis
8 Jeitos de mudar o mundo
Objetivos do Milênio
DIREÇÃO DEFENSIVA
O que é isso?


Parceiros:


  Publicado em 11/2004 - Revisado em 02/2013
Aviso Legal
A sua navegação neste “site" implica seu consentimento e concordância com os termos de uso descritos aqui.
© Copyright.. WWW.DRSERGIO.COM.BR
Design downloaded from Zeroweb.org
Free web design, web templates, web layouts, and website resources!